Gênero de identidade
"É a imaginação que governa o gênero humano"
Napoleão Bonaparte
Introdução
O termo Gênero é um conceito construído socialmente, buscando compreender as relações estabelecidas entre os homens e as mulheres, os papéis de cada um na sociedade e as relações de poder estabelecidas entre eles.
Esta atividade traz a discussão sobre os gêneros e sua relação com nossas vidas. Os alunos deverão focalizar as diferenças reais e as percebidas entre homens e mulheres, descrevendo a moldagem do comportamento relacionado ao gênero, especialmente por obra das influências sociais, entendendo que a sociedade é regulada por padrões ou normas de comportamento, que variam de acordo com a situação e ou cultura; determinando os papeis sexuais a serem cumpridos e finalmente, como estes papéis significam as relações de poder.
Tarefa
- Conceituar gênero de identidade a sua maneira:
- Conceituar gênero de identidade a partir dos artigos científicos das fontes de referências:
- Listar os gêneros de identidade:
- Compreender as diferenças existentes entre estes os gêneros, cientificamente e popularmente:
- Discutir sobre como é constituído o comportamento de gênero:
- Descrever quatro comportamentos de dois gêneros de identidade que foram construídos pelo social:
- Criar um pequeno texto sobre o que o gênero tem haver com as relações de poder:
- Elaborar uma encenação, representando os papeis sexuais em nossa sociedade, diferenciando as Identidades de Gênero:
- Escrever e apresentar oralmente, uma conclusão, sobre o que foi entendido a respeito do tema proposto:
Processo
- Formar grupos de cinco alunos, que realizarão as tarefas propostas.
- Os grupos reunir-se-ão em sala de aula e discutirão as tarefas, nos dias programados, quando terão o apoio do professor para auxiliá-los para elucidar as dúvidas que surgirão.
- Os grupos pesquisarão, usando os meios listados nas fontes de informação apresentadas, objetivando refletir sobre os conceitos e construirão suas respostas para as tarefas a partir da discussão entre os envolvidos. Ao final, os alunos entregarão suas respostas individualmente.
- Os grupos deverão criar uma encenação, representando os papeis sexuais em nossa sociedade, diferenciando as Identidades de Gênero, através de cenas cotidianas ou uma pequena história e seus personagens.
- Os Grupos concluirão sobre o tema a partir de uma breve apresentação oral, sobre o que entenderam, após a encenação feita. Todos os integrantes do grupo deverão participar.
- Todos os alunos redigirão suas soluções para as tarefas e entregarão no dia da apresentação.
- O dia de cada grupo se apresentará, será sorteado em sala de aula. Haverá três apresentações a cada dia programado.
- Todos terão 20 minutos para realizar sua apresentação completa.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_de_g%C3%AAnero
http://www.ub.es/geocrit/-xcol/82.htm
http://www.eduk.com.br/?q=node/80
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=739
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200009
Avaliação
Os alunos serão avaliados separadamente. Espera-se que tenham uma participação efetiva, tanto na preparação ou discussão das respostas escritas, quanto nas apresentações.
A avaliação será feita a partir do nível de participação, no resultado final e no cumprimento da tarefa. Serão duas avaliações, com o conceito final estabelecido a partir da média delas. Também será considerada a qualidade da apresentação feita para todos os colegas, levando-se em conta a fluência, a clareza e a demonstração de domínio do tema.
As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
Conceito | Aspectos observados |
A | A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A conclusão foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa. |
B | A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A conclusão foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correta. |
C | A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A conclusão foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correta. |
D | A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A conclusão não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente. |
E | A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A conclusão foi ma desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente. |
O grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes critérios:
Conceito | Participação do/a estudante |
A | Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo. |
B | Participou das atividades, cooperando com o grupo. O resultado de sua atividade foi correto. |
C | Participou pouco das atividades. Apresentou alguma contribuição, parcialmente correta. |
D | Esteve no ambiente da atividade, mas, não há registro de sua contribuição. |
E | Não participou da atividade. |
Conclusão
O trabalho em referência tem como objetivo a compreensão de um grande fenômeno sociocultural e sua representação simbólica, relativizada em masculinidade e feminilidade. A partir das construções propostas, elucida-se que a categoria biológica diferencia Homem e Mulher de forma universal e que, a interação destes seres humanos, simbolicamente, bem como a diferença dos seus corpos, o papel que cada um tem no desenvolvimento da espécie e os seus atributos culturais, no caso da civilização ocidental, são formadores de uma identidade que desempenha papéis previstos socialmente. Em nossa cultura, por exemplo, as relações entre os gêneros são assimétricas de poder e de desigualdade. Desde o nascimento, nós, seres desta cultura, vivenciamos um aprendizado para construção da identidade de gênero materializada nas cores azul e cor-de-rosa. Mais tarde, exemplificando, comportamo-nos como, homem, forte, machão, trabalhador, que coloca alimento em casa, que não usa vestido ou mulher, dona de casa, que precisa ter compostura frente a todos, que se senta de pernas fechadas, depila-se, fica com os filhos em caso de separação,....
Neste trabalho, não colocamos em foco as novas identidades de gênero assumidas em nossa cultura, como a dos homossexuais ou transexuais por exemplo. Outro dado importante é a revolução feminina dos últimos tempos, que cada vez mais, consolida sua luta pela igualdade entre os sexos, proporciona a homens e mulheres, novos papeis e lugares. Estes aspectos serão introduzidos na continuidade do estudo.
Contando com a participação de todos os alunos, espera-se um olhar para as questões relativas ao Gênero de Identidade, com conhecimento e com uma visão crítica, para que cada um destes posicione-se diante a si mesmo e reformule-se.
Créditos
DAVIDOFF, Linda L.. Introdução à Psicologia, São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1983. Cap. 17: Vínculos sociais,
influências sociais e comportamento social.
JACQUES, Maria da Graça Correa; STREY, Marlene Neves; BERNARDES, Maria Grazzelli. Psicologia social
contemporânea. 6ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 262p
http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_de_g%C3%AAnero
www.webquest.sp.senac.br/
www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php
Blog: http://lujordaopereira.blogspot.com
Esta Webquest é uma atividade avaliativa da matéria, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e as Novas Linguagens e Tecnologias da Comunicação e da Informação; professora Else Martins dos Santos, do curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior; PUC Minas Virtual.
Luciane Jordão Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário